INTERCÂMBIO 2008-2009

X

Bem-vindo(a) ao ZARCOFRANCE. Este ano escolar, 2008-2009, está em decurso um intercâmbio escolar com o colégio "MATEI BASARAB", de VALCEA, na Roménia.

Soyez les bienvenus sur zarcofrance!

Ce site permet l'échange d'idées et les premiers contacts entre les étudiants de l'École B+S Gonçalves Zarco (Funchal- Ilha da Madeira) au Portugal et les étudiants français ou des pays francophones qui participent à des activités culturelles avec notre Lycée portugais.
Ici, nous avons un espace d'amitié et de culture qui appartient à tous. Les liens qui naissent lors de ces activités resteront sûrement pour toujours. (Prof. Ana Isabel Nunes)



MusicPlaylistRingtones


Visitantes

domingo, 27 de janeiro de 2008

A Ilha de Aix

A Ilha de Aix é uma ilha francesa, situada no oceano Atlântico, perto das costas da "Charente-Maritime", entre a Ilhas de Oléron e Fouras. É uma pequena ilha com 3Km de comprimento. Tal como nas ilhas vizinhas (Ilhas de Ré, Oléron e Madame), na Ilha de Aix produzem-se essencialmente ostras. Aqui, encontra-se, igualmente, um atelier famoso, dedicado ao artesanato : "Trabalho em Nácar (madrepérola)". Pode-se visitar esta ilha de barco, a partir da «Pointe de la fumée», perto de Fouras. O trânsito rodoviário está proibido, excepto para os veículos prioritários (Bombeiros, Polícia,etc...). Trata-se, por isso, de uma ilha muito calma e agradável, um verdadeiro paraíso e um destino muito apreciado pelos turistas e amantes da natureza. Esta ilha encontra-se perto do Forte Boyard. A Ilha d'Aix possui dois museus nacionais: o Museu Napoléon e o Museu africano (um museu com capacidade para 100 visitantes!)
Breve Historial da Ilha de Aix:
  • 1067 - Isembert de Châtelaillon oferece a Ilha aos monges da Ordem de Cluny;
  • Finais do séc. X - A Ilha de Aix torna-se um sítio estratégico para a Inglaterra;
  • Ao longo do séc. X - Os ataques dos navios ingleses sucedem-se, até 1286;
  • Em 1794, com a Revolução, centenas de padres «réfractaires» foram enterrados na Ilha de Aix e morreram em condições horríveis;
  • Napoleão passou uma semana nesta Ilha (de 8 a 15 de Julho de 1815), antes de deixar para sempre a França. Seguidamente, embarcou para outra ilha, mais distante: a Ilha de Santa Helena. Em sua homenagem, foi fundado o Museu Napoléon;
  • O Forte Liédot serviu de prisão.

Monumentos e lugares turísticos da Ilha de Aix:

* Museu Napoléon - Trata-se da residência, na qual Napoleão passou os seus últimos dias, em França, e que foi transformada em Museu, sob a iniciativa do Barão Gourgaud. Na porta, podemos ler a inscrição: "Em memória do nosso Imperador imortal, Napoleão I, 15 de Julho de 1815. Tudo nele foi sublime. A sua glória e nome são respeitados pelo Mundo."



* Forte Boyard - Situado no mar, entre a Ilha de Aix e a Ilha d'Oléron, o Forte Boyard é uma fortificação, construída no séc. XVII, visando inicialmente proteger a entrada da marinha inglesa no porto de La Rochelle.

(Trabalho elaborado por Hélène Récalde - Aluna de 11º ano - L)

1 comentário:

Anónimo disse...

il y a meme une émission tv de divertissement ki se déroule au fort boyard ac le vieux barbu XD

cé tro bien ac tout plein de betes afreuses de minuscules crustacé à déguster sans modérationNN!!
llol
marlene