INTERCÂMBIO 2008-2009

X

Bem-vindo(a) ao ZARCOFRANCE. Este ano escolar, 2008-2009, está em decurso um intercâmbio escolar com o colégio "MATEI BASARAB", de VALCEA, na Roménia.

Soyez les bienvenus sur zarcofrance!

Ce site permet l'échange d'idées et les premiers contacts entre les étudiants de l'École B+S Gonçalves Zarco (Funchal- Ilha da Madeira) au Portugal et les étudiants français ou des pays francophones qui participent à des activités culturelles avec notre Lycée portugais.
Ici, nous avons un espace d'amitié et de culture qui appartient à tous. Les liens qui naissent lors de ces activités resteront sûrement pour toujours. (Prof. Ana Isabel Nunes)



MusicPlaylistRingtones


Visitantes

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

domingo, 30 de dezembro de 2007

Fim de Ano na Madeira

O Fim de Ano é esperado com grande euforia e emoção, e muitos são os turistas que vêm de toda a parte do mundo passar aqui o fim de ano, não só por ser um grandioso espectáculo, mas também pela beleza da nossa ilha. Durante dez minutos, sentimos uma grande alegria, como se fôssemos o centro das atenções, visualizamos um conjunto de cores e uma imensa diversidade de formas e feitios do fogo de artifício. Enfim, é todo um conjunto de factores que faz com que este espéctaculo seja um dos mais belos do mundo.
Agora deliciem-se, com estas imagens, de anos anteriores...

Próspero Ano Novo!
Muitas felicidades,
amor e carinho...
para este ano de 2008!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

"Pause lecture" : O Caminho do Pai Natal

Na rua, reinou um trovão que desenhou no céu uma espada de lua cintilante, após o seu ecoar pesado, como o de um gigante deambulando sobre as nuvens escuras. Era noite e o frio penetrava até ao mais íntimo dos sentimentos. Algo de especial parecia querer acontecer, timidamente e de forma subtil. Era quase impossível adivinhar as sombras misteriosas de um pensamento quase cego que tentava caminhar no escuro do beco, tropeçando em baldes de lixo e fazendo vir às janelas os vizinhos irritadiços. Até os gatos, dormitando nos jornais e nos restos de comida deixados ao acaso em sacos de hipermercado, enfartados, bem ceados, afastavam-se do cheiro a desconhecido e diferença que ele libertava das roupas escurecidas, da cor da sua alma, perdida ali, naquele submundo. Caminhava deixando atrás de si uma sombra, cada vez mais negra, mas avançava em direcção à luz, como na caverna de Platão, na esperança de um mundo superior. Acreditava nele e por isso nunca se deixava cair, nem mesmo quando tropeçava e escorregava nos resíduos apodrecidos. Parecia estar atravessando um bairro onde apenas residiam pessoas de um nível social elevado, com mesas bem postas e iguarias diversas, podendo usufruir do luxo de deitar sobras de comida fora, ainda dentro do prazo. Tudo isto, quem sabe, talvez, no intuito de fazer variar as ementas e evitar as refeições congeladas e aquecidas. No país onde nascera, era tudo bem diferente. Havia casas, janelas, neve, frio, luzes, gatos e lixo "verdadeiro", crianças, alegria, sons, música e movimento, risadas e brincadeiras, mas, infelizmente, havia fome também. Não sabia bem onde estava e de onde surgira aquele mundo meio sujo e escuro, onde até o lixo se exibia farto, diante da opulência das casas majestosas, debruçadas sobre becos e labirintos estranhos, intrigando-o. Tal como os gatos, ali, as pessoas pareciam nervosas, pesadas e resignadas a uma poltrona, diante da televisão. Não se ouviam risos nas ruas. As janelas reflectiam as imagens sucessivas exibidas na televisão, como que, na mudança insatisfeita e sistemática de canais, processada por um comando televisivo depositado, quase desfalecido, numas mãos tristes. Reinava o silêncio. Era ele o senhor da noite, perdido, mudo e sem cor. E o trovão voltou a soar angustiado no céu, parecendo rebentar o azul-escuro, quase negro, e desenhar um rosto desesperado nas nuvens. Foi então que viu chegar o seu trenó e as suas renas com sininhos e sorrisos. Suspirou aliviado. Pode finalmente abandonar aquele lugar frio e egoísta e voar até ao seu mundo, onde a sua roupa teria brilho e a cor vermelha do amor, onde seria chamado de Pai e esperado pelas crianças que, mais do que ninguém, respiravam esperançadas, o ar límpido do Natal.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Noite Branca

Nesta Noite Branca
Anjos C/ Susana

(Refrão)
Nesta noite branca
Sou um boneco de neve
E tenho a certeza que vou derreter
Quando os teus lábios tocarem nos meus


Vejo toda a gente feliz
Sobre a mesa há cores e sabores
Só eu não paro de pensar em ti
Quem me dera estar num outro lugar


Já passa da meia-noite
Por entre tantos presentes abertos
Há um guardado que é para ti
Nem um minuto vou esperar


(Refrão) 2X



Oiço música alegre
Enquanto vou a descer pela rua
Em cada passo, mais perto de ti
Sou guiado pelas estrelas do céu

Tudo parece magia
Aqui o tempo já não interessa
Quando eu estou bem junto a ti
Ergo bem alto o meu troféu
Aqui estou eu para te dizer:
Feliz Natal...
É o que eu desejo com todo o coração

Nunca te esqueças que o meu é teu


(Refrão) 2X

domingo, 23 de dezembro de 2007

C'est Noël! Feliz Natal!

O nosso Blogue festeja um mês de existência. Devido às vossas visitas e "comments", ele tem sido enriquecido. Festejamos igualmente esta época do ano tão especial. Para todos vocês, ficam os votos de um Santo e Feliz Natal! Que o espírito de criança tão mágico e único, sublinhado nesta quadra, permaneça em nós! Espero que o Jordy vos faça sorrir com o seu "C'est Noël" ( gravado quando ele tinha apenas 5 anos), e que coloquei em (pseudo)Remix com a canção portuguesa:" Nesta noite Branca". Fica o meu pequeno "cadeau" no abraço das duas línguas cantadas. O Natal recorda isto mesmo: podemos parecer todos tão diferentes, mas a verdade é que, se conseguirmos ver o que é realmente importante, a diferença não existe nem nunca existiu... FELIZ NATAL!

FELIZ NATAL E BOAS FESTAS A TODOS!

JOYEUX NOËL À TOUS!
BONNES FÊTES !!!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Só de nós dois

Não sei se hoje vou ficar aqui
Não sei se hoje vou gostar de ti
Não sei o que amanhã eu vou sentir
Rir, chorar

Não sei ainda se te vou escrever
Nem sequer se te vou ligar
Não sei o que é suposto eu fazer
Esquecer, lembrar

Fala, grita, faz-me sentir
Não deixes o tempo voar, partir

Não me perguntes onde eu andei
Não me perguntes se há um depois
Pensa que se quiseres o mundo é
só de nós dois

Fala, grita, faz-me sentir
Não deixes o tempo voar, partir
Fala, grita, faz-me sentir
Não deixes o tempo voar, partir
Fala, grita, faz-me sentir
Não deixes o tempo voar, partir
Fala, grita, faz-me sentir
Não deixes o tempo voar, partir

Não sei se hoje vou ficar aqui
Não sei se hoje vou gostar de ti
Não sei o que amanhã eu vou sentir...



terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Lucenzo

J'ai suivi la suggestion musicale de cette étudiante si sympa, Marlène Figueiredo, du Lycée Valin. C'est Lucenzo, le chanteur. Écoutez le poème. C'est super!
Je vous laisse ici son site officiel: http://lucenzo.skyrock.com

domingo, 16 de dezembro de 2007

Músicas

Olá.
O meu nome é Marlene, uma aluna do liceu Valin. Muito fixe o blog. É lindo ver como dois países se podem reunir. Graças a duas professoras muito simpáticas, vamos poder conhecer uma ilha maravilhosa k por agora me faz sonhar e La rochelle uma cidade também aberta ao mar e ao mundo. Como vocês pediram, gostava k fosse colocado no Blog uma destas três canções: "Imigrante del mundo","Portugal é nosso" ou "Loin de ma terre, de mon pays" de Lucenzo, isto porque penso k estas músicas correspondem bem ao nosso Intercâmbio. Lucenzo é um artista português k agora mora em Bordéus. Ele mistura as duas culturas para fazer uma só. Penso k vão gostar. Obrigado por tudo o k fazem por nós.Beijinhos para todos os k irão participar no Intercâmbio k vai ser FANTÁSTICO!!!!
Marlene Figueiredo

sábado, 15 de dezembro de 2007

Lycée Valin

Apesar da grande maioria dos jovens franceses que participam no Intercâmbio serem alunos do Lycée de Antoine Saint-Éxupéry, o Lycée Valin está igualmente representado nesta actividade cultural com a presença indispensável de alguns estudantes. Este Liceu fica situado também em La Rochelle. Para que todos possam conhecer melhor o espaço escolar frequentado pelos seus correspondentes, fica aqui a indicação do site deste Liceu.http://hebergement.ac-poitiers.fr/l-jv-larochelle/accueil.htm

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Ilha de Ré: a bela amada

Junto à costa de La Rochelle (Charente-Maritime), a Ilha de Ré (12.000 habitantes), com os seus 30 Km de terras estreitas e planas (na maré baixa, a sua superfície terrestre praticamente duplica), é a mais visitada das ilhas de Charente. Nos anos 60, muitos artistas, escritores e pintores, seduzidos pela beleza do local, compraram antigas casas de salineiros e pescadores. Foi então que a ilha, cuja economia estava em declarada decadência, começou a tornar-se moda. As aldeias, no entanto, souberam conservar a sua originalidade, com casas brancas, janelas verdes e ruelas repletas de malvas que capturam a luz forte da tarde. No norte da Ilha, o "Fier d’Ars-en-Ré", um vasto espaço entremeado de salinas, abriga todo tipo de aves pernaltas e de aves rapinas. Embora a idade do ouro e do sal faça parte do passado, uma nova geração de salineiros reaqueceu a economia da ilha, produzindo um sal que, dizem, possui o perfume exótico de violeta. Além disso, o Conservatório do Litoral tem promovido actividades marinhas, tais como, cultura de ostras, salinas e pesca. Jangadas, pás de salineiros, cativeiros de ostras e o perfume da vegetação dão à Ilha de Ré uma poesia inigualável. A costa ensolarada e o mar protegido das tempestades atraem todos os anos cada vez mais turistas e amantes da vela.

Just Girls - " A vida te espera"

As Just Girls, grupo português criado a partir da série "Morangos com açúcar", entraram directamente para o primeiro lugar de vendas de discos em Portugal, com o álbum de estreia, lançado a 26 de Novembro de 2007. O grupo, formado por quatro jovens actrizes, gravou o álbum Just Girls, que atingiu a platina na semana de lançamento, com vinte mil cópias vendidas.
Eu sei, parece que já não dá...
Passei por coisas assim também...
Vais ver, há razões para viver,
vais ver...

Não crês que ninguém te vai compreender.
Não vês que agora não estás só...
Já tens amigos que te querem bem;
Vais ter sempre alguém...

A vida te espera...
Há tanto por descobrir.
A vida que queres
Só tu podes construir.

A vida te espera...
Está mesmo à frente
E é p'ra ti.

Vejo a dor no teu olhar;
Penso nos teus momentos a sós.
Sentes que nada vai melhorar...
mas hás-de ver...

O tempo vai tudo curar.
Tento fazer-te entender...
Tenho problemas tal como tu,
mas eu aprendi...

Temos todos algo a esconder...
Temos todos algo a esquecer...
Ou alguém para temer ...
ou talvez perdoar...

Memórias e histórias
para nunca contar.
Mas há mais para viver;
Há muito mais para viver e ser.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Reserva Natural do Garajau

Voici un petit cadeau de rêve...
La beauté des profondeurs des mers de l'île de Madère...
Profitez-en!!!
Il faut "cliquer" sur "play"
:)

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

On vous attend !

Je remercie les élèves français et portugais qui ont laissé leurs commentaires. Allez-y ! Postez vos textes et images. Ce Blog vous appartient! Je remercie Adeline la suggestion musicale. Ce sera la prochaine musique à mettre sur le Blog. Quant aux photos des élèves, elles seront bientôt toutes dans le Blog! Et n'oubliez pas de voter, chaque semaine, à l'enquête :) Bisous.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

E para os admiradores de K-Maro...

Sous l'oeil de l'ange
(Sob o olhar de um anjo...)

Il m'a dit un jour,
écoute petit
Vas , cours,
rattrape ta chance
Vis ton rêve
la vie te sourit

En une seconde,
un oui, un non
Tu passes à côté
Ne pense pas dans
le vent du courage
Vas-y
élance-toi,
Tu seras reçu par ceux qui t'aiment

Ceux qui dans le fond d'un regard
En silence te comprennent
Et ils partageront
les mêmes peines,
les tiennes

Ces centaines de haines,
les fois où tu parles trop
Les fois où tu dis rien
tu fais rien

Quand tu as l'impression de vivre
Toujours le même quotidien
Ne baisse pas les bras,
ne lâche pas

Prends le temps de te dire
Qu'il y a un ange derrière toi

Relève toi,
et vas trouver le plus fort en toi
au fond de toi
Le bonheur est au bout des doigts,
ne l'oublie pas...

Sous l'oeil de l'ange
Je suis venu te dire
que j'ai su rester fort

Sous l'oeil de l'ange
Je suis venu te dire
qu'ils n'ont rien vu encore

Sous l'oeil de l'ange
Je suis venu te dire
que j'ai trouvé la paix

Sous l'oeil de l'ange
J'ai su pardonner
et j'ai su le chanter

Il va falloir que tu saches
Ce qui se cache
dans une défaité et,

Trouver la porte dans le noir
qui t'en sortirait
Et recommencer à rêver

C'est dans les rêves que se cache
La porte de l'éternel conte de fée,

Ta vie tu la bâtiras de tes mains,
La sueur de ton front
Sera le pain pour ton lendemain,

Vas, et sois le meilleur
dans ce que tu feras
Ne baisse pas les bras
et Dieu te gardera

Il te parlera de ça de tout et de rien,
Il a les mélodies,
les clefs du mal et du bien

Il fera ton histoire,
il écrira demain
Il aura tes mémoires
dans le creux de sa main

Vas et sache que tu as tout ce qu'il faut,
Et bien plus qu'il n'en faut,
Mais donne-toi le temps qu'il faut,
regarde en haut


Deixo a sugestão de tradução deste poema lindo de K-Maro...
Não se esqueçam...

Acreditem no sonho
e na existência constante de um anjo,

atento aos vossos passos na vida.